quarta-feira, 13 de junho de 2012

2013 é o ano da Alemanha no Brasil!


Lançado pelo Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, o ano da Alemanha no Brasil é uma iniciativa que prevê a realização de eventos culturais, científicos, educacionais e econômicos no Brasil. Sob o lema "Quando ideias de encontram", os dois países pretendem estreitar ainda mais a tradicional parceria estratégica e o diálogo, existentes desde o começo do século XIX.

Segundo Klaus-Dieter Lehmann, diretor mundial do Instituto Goethe e membro do conselho consultivo responsável pela organização do projeto, há ações previstas no intuito de "integrar e apresentar as novidades culturais com formatos interessantes de evento, informar, convidar especialistas e artistas brasileiros para a Alemanha, para os festivais de cinema como o Berlinale, o Encontro de Teatro de Berlim, encontros de tradutores e muito mais". No campo científico temas como energia renovável, questões ambientais, nano e biotecnologia, mobilidade, arquitetura e sociologia das cidades encontrarão terreno fértil para a definição de projetos. Ainda segundo Lehmann, a iniciativa será "um momento de reflexão e cooperação para moldar a parceria bilateral para os próximos 20 anos"

Os principais eventos, programados entre maio de 2013 e maio de 2014, acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Mais informações: