sábado, 30 de junho de 2012

Castelo Neuschwanstein

O castelo Neuschwanstein (em alemão, Schloss Neuschwanstein) é um dos castelos mais visitados da Alemanha e um dos destinos mais populares na Europa. A cada ano aproximadamente 1.300.000 pessoas passam por seus portões.


Ele está localizado na Baviera (Bayern), próximo à cidade de Füssen. Foi construído no século XIX pelo rei Ludwig (Luís) II da Baviera, também conhecido como "o rei de conto de fadas".


File:Neuschwanstein throne room 00180u.jpg
Thronsaal (Sala do Trono)
Apesar de ter aparência medieval, o castelo foi equipado com tecnologia de ponta para a época de sua construção. Por exemplo, em cada andar do castelo há vasos sanitários com sistema de descarga automático, assim como sistema de aquecimento para todo o castelo. A água é fornecida por uma fonte vizinha situada a apenas 200 metros acima do castelo. O castelo ainda conta com uma gruta artificial.  

O rei Ludwig foi um grande admirador e apoiador de Richard Wagner, o compositor renomado mundialmente.

O castelo foi construído em sua honra e muitos quartos no interior do castelo foram inspirados por personagens de Wagner. O quarto andar, particularmente, reflete a admiração de Ludwig pelas óperas de Wagner. O Hall dos Cantores, que ocupa o quarto andar inteiro de Neuschwanstein, também contém personagens das óperas do compositor.

Neuschwanstein significa literalmente "Novo Cisne de Pedra" fazendo referência ao "Cavaleiro do Cisne", um dos personagens de Wagner.

Mais alguns fatos interessantes sobre o castelo:

König Ludwig (Rei Ludwig)
 
- Apesar de ser imenso, ele foi construído para uma pessoa apenas – o rei Ludwig II.

- Ludwig dormiu somente 11 noites no castelo.

- Richard Wagner não chegou a visitar o castelo, pois morreu antes de sua conclusão.

- Não há trono no castelo porque o Hall do Trono não foi completado antes da morte de Ludwig.

- O castelo da Bela Adormecida na Disneylândia foi inspirado por Neuschwanstein.

- Quatorze carpinteiros trabalharam por mais de quatro anos para fazer o madeiramento do quarto.

- O designer do castelo foi Christian Jank. Ele não era um arquiteto, mas sim um designer de teatro.

Se você ficou com curiosidade em apreciar esta construção que em 2007 ficou ente as finalistas na seleção das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e que se encontra em meio à deslumbrante paisagem  dos Alpes da Baviera, no site airpano.com/360Degree-VirtualTour Neuschwanstein você tem a possibilidade de fazer um tour virtual  ao redor desse magnífico castelo a partir de diversos ângulos aéreos e em várias épocas do ano.


informações e imagens de :