segunda-feira, 25 de junho de 2012

Palavra da semana #14

A palavra de hoje é uma construção erguida para begrenzen (limitar) (die)Räume (espaços, quartos, salas). (die)Wand pl (die)Wände, é a parede.

Você encontrará Wand em palavras compostas como (die)Pinnwand, o quadro de cortiça onde avisos são afixados, e também numa famosa frase do conto de fadas (das)Schneewittchen (Branca de Neve), que por sinal é alemão. Quem não se lembra das famosas palavras da rainha má ao se olhar no espelho "Spieglein, Spieglein an der Wand, wer ist die Schönste im ganzen Land?" (literalmente espelho, espelho na parede, quem é a mais bela em toda a terra/país?).

imagem - joli.com.br
Por representar uma barreira, a parede dá o ar da graça em expressões como "mit dem Rücken zur Wand stehen" (ficar de costas com a parede) que significa estar encurralado, se encontrar em um beco/uma situação sem saída e "gegen eine Wand anrennen/laufen" (correr contra uma parede) ou seja, tentar o impossível, "dar murro em ponta de faca".

 E, finalmente, também com uma conotação de impossibilidade, há "Pudding an die Wand nageln" (pregar pudim na parede). Essa sim uma façanha praticamente irrealizável! 


fontes de pesquisa:
dict.cc
de.wiktionary/Wand