domingo, 15 de julho de 2012

Palavra da semana #17

imagem - myteespot.com
A palavra de hoje possui mais de um significado. Ela pode se referir a cogumelos, um animal ou um (der) Putzutensil (utensílio de limpeza). Falamos da esponja, (der) Schwamm pl (die) Schwämme.

Encontrada geralmente na cozinha e no banheiro , der Schwamm entra em ação com o auxílio do verbo waschen - "mit dem Schwamm waschen" (lavar com a esponja). Se a situação específica é lavar os pratos, o verbo usado é abwaschen. Se a limpeza for apenas para remover algo ou secar a superfície, o verbo é abwischen (secar/limpar).

No terreno das expressões idiomáticas a esponja pode ser usada para ser passada por cima do que se quer esquecer, deixar no passado. Digamos que alguém deixou de te contar algo importante, agora, porém, isso não tem mais importância, neste caso você diz "Schwamm drüber!" - passemos a esponja por cima! não se fala mais nisso!

Outra expressão é "sich mit dem Schwamm frisieren können" - poder se pentear com uma esponja - uma forma humorística de dizer "ter uma careca" - "eine Glatze haben".

E não poderíamos esquecer de mencionar o também engraçado personagem de desenhos animados Bob Esponja calça quadrada que na Alemanha é Spongebob Schwammkopf (cabeça de esponja) e que sorri para nós na imagem acima!

fontes de pesquisa:
de.wiktionary/Schwamm
dict.cc
pons/alemao-portugues